Olá, eu me chamo Alicya Firmo, sou psicóloga sob o registro profissional CRP 11/21077.
Estou formada desde 2023 pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, fiz formação Clínica em Gestalt-terapia pela ETHOS Psicologia Clínica e atualmente atuo como psicóloga clínica com o público infantil, adolescentes e adultos, nas modalidades on-line e presencial em Juazeiro do Norte-CE.
Para além disso, sou uma amante da filosofia, tenho um podcast intitulado Afetos Existenciais disponível em todas as plataformas digitais, sou pesquisadora dos fenômenos clínicos contemporâneos, amante de café, vinho, livros e masterchef. Gosto de me arriscar na cozinha e no skate.
Seja muito bem-vindo ou bem-vinda ao Afetos Gestálticos.
Criei este site com o objetivo de publicar textos autorais sobre a Gestalt-terapia, que é uma linha teórica que compreende o sujeito como um todo, que é afetado pelo mundo, por isso o nome afetos gestálticos, por que como estar no mundo sem ser afetado?
Por mais que a contemporaneidade tente, a todo custo, sucumbir os nossos afetos, eles existem e nos atravessam e diante disso, resolvi escrever/falar sobre como a Gestalt-terapia compreende esses afetos que nos atravessam e muitas vezes, nos doem.
Aqui, vocês encontrarão para além dos meus textos, artigos que eu li e achei a discussão importante, vídeos com as minhas inquietações, poemas, análises de músicas, filmes e livros e também, análises dos podcasts publicados no Afetos Existenciais.
O meu objetivo com este site é disseminar uma gestalt-terapia compreensível e acessível, estimular o pensamento crítico, possibilitar encontros reais e divulgar pelo mundo o que eu tenho sentido, pensado e me angustiado quando o assunto é contemporaneidae.
Desejo, para além de todas essas questões teóricas, tornar evidente a importância de não perdermos a nossa sensibilidade e a nossa afetividade, tendo em vista que quando o assunto é "sentir", o que tenho percebido é uma fulga incessante.
Mas como fugir de si mesmo e de quem somos?